Recicla CDL na Escola

O Recicla CDL na Escola é mais uma ação da FCDL/SC para beneficiar esta geração, as próximas e o meio ambiente. Ciente de que o homem e a natureza precisam viver em harmonia, a Federação sabe que a educação é uma forma de alcançar este objetivo e estimula estudantes e educadores de todo o Estado a refletirem, a partir de um tema previamente estabelecido, sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação ambiental. Isso acontece por meio de um concurso de redação e desenho direcionado a alunos do 1º ao 9º anos do ensino fundamental público municipal.

O projeto existe desde 2011 e a adesão só tem crescido. Em 2015, o Recicla CDL na Escola ganhou reforço especial dos personagens da Liga Sustentável, uma turminha de super-heróis que protagoniza emocionantes aventuras pela preservação do planeta para que os inscritos no concurso possam, de forma lúdica e criativa, explorar o tema em seus trabalhos. O sucesso da Liga se refletiu no concurso. Em 2016, o Recicla CDL na Escola bateu todos os recordes de adesão desde a sua criação, em 2011, e superou este número em 2017, quando 152 mil alunos de 860 escolas de 141 municípios com CDLs tiveram a missão de defender o planeta do aquecimento global.

Agora estamos prontos para uma nova missão ambiental com o lançamento da edição 2018 do concurso. O Recicla CDL na Escola está repleto de novidades e convidará os estudantes a refletirem sobre o Consumo Consciente, tema da suma relevância diante do mundo globalizado em que vivemos. Os alunos são convidados a fazerem seus trabalhos a partir do tema “O que você pode fazer para promover um consumo consciente” para mudar e garantir a sustentabilidade do planeta.

Premiação
A premiação acontece em dois âmbitos. No municipal, além de os vencedores em cada modalidade serem premiados com kit de mochila e material escolar, seus respectivos trabalhos entram na disputa estadual do concurso. Na fase estadual são escolhidos por uma comissão julgadora as cinco melhores redações e os cinco melhores desenhos entre todos os trabalhos vencedores nos municípios aderentes. Os ganhadores e seus respectivos professores orientadores são premiados com tablets cada um pela dedicação e participação. Além dos cinco melhores desenhos, a comissão julgadora elege outros sete para, juntos, comporem o calendário de mesa anual da FCDL/SC.

Edição 2018
Para este ano, as novidades ficam por conta de um novo episódio da Liga Sustentável. Mas não é só isso. Um jogo de tabuleiro e uma cartela de adesivos passarão a fazer dos kits de trabalho. Novas cartilhas, com conteúdo didático exclusivo, direcionadas a professores do ensino fundamental também já estão saindo do forno. Os materiais trazem sugestões e dicas de atividades de apoio pedagógico para melhor exploração do tema do concurso.

O site do Recicla CDL na Escola, www.ligasustentavel.com.br, está sendo repaginado para ganhar a identidade do tema “Consumo Sustentável”.

Assista os episódios: